Quinta-feira, 11 de Junho de 2026

Buscar  
Converse conosco pelo Whatsapp!



(33) 98896-2972


SHOW DA MANHA com REGINALDO FRANCO
Peça sua Música

  • Ronaldo
    Cidade: marilandia
    Música: Igor ferrari
  • Jane Camargos
    Cidade: chapada do norte
    Música: Thiago Dhionata.nunca foi sorte sempre foi Deus
  • Adson lanches
    Cidade: berilo mg
    Música: Zezé de Camargo e Luciano
  • Santa Gomes Lopes
    Cidade: Ijicatu (José Gonçalves de Minas)
    Música: ponto de partida com Marília Tavares
  • Santa Gomes Lopes
    Cidade: Ijicatu ( José Gonçalves de Minas)
    Música: ponto de partida com Marília Tavares
  • Adriano Lima
    Cidade: Berilo
    Música: Quero ouvir uma música com o cantor Thássio Oliveira: A Solidão revira tudo, ofereço para minha mãe
Publicidade Lateral






Fan Page

Estatísticas
Visitas: 141356 Usuários Online: 2


Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Brasil

Publicada em 22/06/16 às 14:16h - 1223 visualizações
Municípios do Vale do Jequitinhonha ganham reforço para combater efeitos da seca
Nesta quarta-feira (22/6), 68 comunidades pertencentes a 25 municípios do Vale do Jequitinhonha receberam tubos e caixas d’água do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca

aconteceu no vale

 (Foto: aconteceu no vale)

Nesta quarta-feira (22/6), 68 comunidades pertencentes a 25 municípios do Vale do Jequitinhonha receberam tubos e caixas d'água do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca. Esta foi a primeira entrega de materiais que serão utilizados na equipagem dos poços tubulares perfurados nos últimos meses por meio da ação emergencial do governo de Minas Gerais. O Plano está sendo executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e seu órgão operacional - o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) - e visa à melhoria do abastecimento de água nos municípios que decretaram situação de emergência devido à seca.

A entrega foi realizada nos municípios de Araçuaí e Jequitinhonha. Nesta primeira etapa, foi distribuído um total de 68 reservatórios e 163.200 metros de tubos e que levarão água a cerca de 2.000 famílias na região. Os itens foram entregues aos prefeitos dos municípios em que as perfurações tiveram vazão de água. A partir de agora, as prefeituras ficam responsáveis pela instalação dos equipamentos, que deve ser feita nos próximos dias. A ação irá melhorar a qualidade de vida nas comunidades que, com o agravamento da seca nos últimos anos, estão afetadas pela falta de água.

O secretário interino da Sedinor, Gustavo Xavier, enfatizou que esta é uma medida do Estado para amenizar os problemas de falta d'água nas regiões que vivem uma das piores secas da história. "A Sedinor tem um papel muito claro que é buscar soluções para os problemas que mais afligem o Norte e o Nordeste de Minas Gerais. A seca tem se agrava muito, por isso esse plano emergencial é tão importante, fortalecendo e ampliando o trabalho que já era feito pelo Sistema Sedinor/Idene por meio do programa Água para Todos. São ações que ajudam as pessoas que mais precisam a passarem por este momento tão difícil", afirmou.

Já o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, falou dos resultados do trabalho do Sistema Sedinor/Idene nas ações de convivência com a seca no Norte e Nordeste de Minas Gerais. "Comunidades que há dezenas de anos reivindicavam um poço artesiano para suprir as necessidades das famílias agora podem contar com este benefício. Essas pessoas vão passar a ter água em casa e isso representa mais do que uma ação social, é o resgate da dignidade humana", disse.

O prefeito de Santo Antônio do Jacinto, Emerson Pinheiro, falou em nome dos municípios beneficiados. "Nós, que vivemos nessa situação de grande dificuldade hídrica, estamos muito felizes pois o benefício é para a população que enfrenta este problema no dia a dia. A falta d'água é hoje, sem dúvidas, o maior problemas dos nossos municípios", disse.

Os municípios que receberam os tubos e caixas d´água na região do Vale do Jequitinhonha foram: Araçuaí, Bandeira, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Chapada do Note, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Mata Verde, Medina, Padre Paraíso, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Santo Antônio do Jacinto e Virgem da Lapa.

O Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca foi lançado em dezembro do ano passado pelo governador Fernando Pimentel com objetivo de garantir o abastecimento de água em 130 municípios que decretaram situação de emergência devido à seca. Ao todo estão sendo perfurados e equipados 482 poços em comunidades que não têm acesso à água ou que percorrem grandes distâncias para ter esse acesso.

Reservatórios e canos foram entregues para 25 municípios da região (Foto: Divulgação)

(Agência Minas)















Copyright (c) 2026 - Associação Rural de Assistência à Infância - Todos os direitos reservados